Imagem: imepar
Bairro Guatupê foi o mais afetado pelo rastro de destruição. Defesa Civil enviou telhas e lonas para socorrer as famílias que tiveram seus lares destruídos na noite de sábado.
Um fenômeno meteorológico de extrema violência atingiu o município de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, no início da noite deste sábado (10). O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou que a cidade foi alvo de um tornado, com ventos que atingiram a marca impressionante de 180 km/h.
O tornado foi classificado na categoria F2 da escala Fujita (que vai até 5), o suficiente para causar danos estruturais severos. O rastro de destruição concentrou-se principalmente no bairro Guatupê, transformando a paisagem local em um cenário de guerra em poucos minutos.
O Impacto da Destruição
Segundo dados atualizados pela Defesa Civil, o balanço dos estragos é alarmante:
-
Residências: Cerca de 350 casas foram destelhadas ou seriamente danificadas;
-
Vítimas: Duas pessoas ficaram feridas levemente e mais de 1,2 mil pessoas foram diretamente impactadas;
-
Infraestrutura: Galpões foram destruídos, postes de energia derrubados, semáforos arrancados e portões de ferro retorcidos pela força do vento.
Força-Tarefa e Ajuda Humanitária
A prefeita Nina Singer anunciou a criação de um ponto de apoio na subprefeitura do Guatupê para o cadastro das famílias atingidas. A Defesa Civil do Estado já enviou um carregamento com 2,6 mil telhas e grandes quantidades de lonas para ajudar na reconstrução imediata dos telhados.
Embora o susto tenha sido grande e duas famílias tenham ficado desalojadas, o atendimento rápido das equipes de emergência evitou uma tragédia ainda maior. Especialistas do Simepar seguem monitorando as condições climáticas, já que a instabilidade continua em diversas regiões do estado.
Via: Agência Brasil
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.