CARDÁPIO AMPLIADO: GOVERNO DO ESTADO REFORÇA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR COM PRODUTOS ORGÂNICOS E ADAPTADOS

CARDÁPIO AMPLIADO: GOVERNO DO ESTADO REFORÇA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR COM PRODUTOS ORGÂNICOS E ADAPTADOS

Imagem: Colégio Estadual Pioneiros

Programa Mais Merenda oferece até cinco refeições por dia letivo. Investimento recorde prioriza a agricultura familiar e inclui novidades regionais como pinhão e frutas nativas no prato dos estudantes.

A rede estadual de ensino do Paraná inicia 2026 consolidando uma das maiores políticas de segurança alimentar do país. Com um investimento total de R$ 510 milhões realizados no último ano via Fundepar, o Governo do Estado garante o atendimento de cerca de 1 milhão de alunos diariamente, totalizando 1,5 milhão de servimentos por dia.

Através do programa "Mais Merenda", os estudantes recebem de três a cinco refeições diárias, dependendo da modalidade de ensino. Um dos grandes diferenciais é a qualidade: foram destinadas 5 mil toneladas de alimentos orgânicos (livres de agrotóxicos), representando 11% de toda a compra do estado.

Valorização do Campo e Qualidade

A merenda escolar do Paraná é um forte motor para a economia local. Aproximadamente 20 mil famílias de agricultores familiares fornecem frutas, verduras, ovos e legumes para as escolas. Para garantir que tudo chegue à mesa com segurança, o Tecpar realiza mais de 500 análises laboratoriais anuais, conferindo desde a integridade microbiológica até o padrão das embalagens.

Novidades no Prato e Inclusão

O cardápio de 2026 traz sabores da nossa terra e cuidados específicos:

  • Novos Sabores: Inclusão de pão de queijo, água de coco e polpas de frutas nativas como guabiroba e araçá.

  • Regionalismo: Receitas típicas como entrevero e risoto de pinhão agora fazem parte da dieta escolar.

  • Saúde Inclusiva: Mais de 2 mil estudantes com necessidades especiais (diabetes, doença celíaca ou dietas vegetarianas/veganas) contam com cardápios adaptados e acompanhamento de nutricionistas.

 Impacto na Educação

O secretário de Educação, Roni Miranda, reforça que a boa alimentação é fundamental para o aprendizado. "Uma refeição adequada reduz a evasão escolar e melhora o desempenho dos nossos alunos. Quando o estudante se sente bem alimentado e valorizado com produtos da sua região, ele cria um vínculo maior com a escola", pontua.

Via: Governo do Paraná

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.