Alerta Amarelo: Guaraniaçu e outras 195 cidades do Paraná estão sob aviso de tempestade; veja os riscos

Alerta Amarelo: Guaraniaçu e outras 195 cidades do Paraná estão sob aviso de tempestade; veja os riscos

Imagem: Reprodução da internet 

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial para tempestades abrangendo 196 municípios paranaenses, incluindo Guaraniaçu, Cascavel e Laranjeiras do Sul. O aviso tem início à 00h01 desta quinta-feira (08) e permanece válido até às 23h59 de sexta-feira (09).

De acordo com o comunicado oficial, a mudança no tempo é provocada pela combinação de calor, humidade elevada e a passagem de um cavado meteorológico pelo Oceano Atlântico.

O que esperar do clima:

  • Chuvas Intensas: Volume entre 20 e 30 mm/h, podendo atingir até 50 mm por dia.

  • Ventos Fortes: Rajadas intensas variando entre 40 e 60 km/h.

  • Granizo: Existe a possibilidade de queda de granizo em pontos isolados.

  • Abafamento: As temperaturas máximas continuam elevadas, próximas dos 30 °C, chegando a 33 °C nas regiões Norte e Oeste, o que intensifica a formação das nuvens de tempestade.

Riscos e Orientações:

Apesar de ser um alerta de "perigo potencial" (nível amarelo), os moradores devem ficar atentos a possíveis quedas de galhos de árvores, alagamentos pontuais e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

A Defesa Civil e o Inmet recomendam:

  1. Proteção: Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.

  2. Segurança Eletrônica: Evite utilizar aparelhos ligados à tomada durante a tempestade para prevenir danos por descargas elétricas.

  3. Atenção em Guaraniaçu: Como o município está na rota das instabilidades que ganham força a partir da tarde, a recomendação é de vigilância redobrada.

Além de Guaraniaçu, cidades vizinhas como Cascavel, Catanduvas, Ibema, Campo Bonito, Diamante do Sul e Nova Laranjeiras também constam na lista de alerta máximo para as próximas 48 horas.

Via: GMC online

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.