Imagem: Funeas
O ano de 2026 começou com vida nova em diversas regiões do estado. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 27 bebês já nasceram nas novas unidades da rede materno-infantil do Paraná apenas nestes primeiros dias de janeiro. O número é resultado dos investimentos do Governo do Estado na expansão e qualificação do atendimento para gestantes e recém-nascidos.
As novas estruturas visam garantir que o parto ocorra o mais próximo possível da residência das famílias, reduzindo a necessidade de grandes deslocamentos em um momento tão delicado.
Destaques das Unidades:
-
Telêmaco Borba: O Centro Materno-Infantil do Hospital Regional registrou o seu primeiro nascimento logo no dia 1º de janeiro.
-
Pinhais: A Maternidade Municipal Papa Francisco, inaugurada recentemente, tem sido destaque pelo acolhimento e estrutura moderna.
-
Rio Branco do Sul: A nova maternidade local também já integra a rede de partos realizados neste início de ano.
O secretário de Saúde, Beto Preto, reforçou que o objetivo é fortalecer a linha de cuidado com protocolos assistenciais atualizados e equipes multiprofissionais preparadas para garantir segurança e conforto.
Novos Investimentos na Região Metropolitana
Além das unidades já em operação, o Governo do Paraná mantém obras em andamento para ampliar ainda mais o atendimento pelo SUS. Estão sendo investidos R$ 432 milhões (com R$ 120 milhões de aporte direto do Estado) na construção e reforma de quatro grandes hospitais:
-
Hospital Geral e Maternidade de São José dos Pinhais.
-
Hospital Geral de Colombo.
-
HCZinho (Curitiba).
-
Pequeno Príncipe Norte (Curitiba).
Com essas novas estruturas, o estado projeta um cenário de saúde materno-infantil ainda mais robusto para os próximos anos, priorizando o atendimento humanizado desde os primeiros minutos de vida.
Via: Governo do Paraná
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe do Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.