Mercado em Alerta: Crise na Venezuela faz preço do petróleo subir nesta segunda-feira

Mercado em Alerta: Crise na Venezuela faz preço do petróleo subir nesta segunda-feira

Imagem: REUTERS/Juan Carlos Hernandez

 

O mercado financeiro global iniciou a semana em clima de instabilidade e forte atenção ao setor energético. Nesta segunda-feira (05), os preços do petróleo registraram alta superior a 1% nas principais bolsas internacionais, reagindo diretamente aos desdobramentos dramáticos da crise política na Venezuela, após a captura de Nicolás Maduro por forças dos Estados Unidos.

A volatilidade marca o dia dos investidores, que tentam precificar os riscos e as oportunidades em um cenário onde a maior reserva de petróleo do mundo entra em uma fase de incerteza absoluta.

O Comportamento dos Preços:

  • Brent: O contrato de referência internacional subia 1,47%, atingindo a casa dos US$ 61,64 por barril durante a tarde.

  • WTI: O petróleo dos EUA também operava em alta de 1,55%, cotado a US$ 58,21.

  • Oscilação: A sessão foi marcada por idas e vindas; os preços chegaram a cair no início da manhã antes de ganharem força com as análises sobre o controle das exportações venezuelanas.

Análise do Impacto:

Embora a Venezuela possua reservas gigantescas, sua produção atual representa cerca de 1% da oferta global. Especialistas apontam que a alta de hoje é movida pelo "prêmio de risco geopolítico" — a incerteza sobre o futuro imediato da PDVSA (estatal venezuelana) e o impacto das sanções remanescentes.

  • Expectativa dos EUA: O presidente Donald Trump sinalizou que empresas americanas podem ser fundamentais para reconstruir a infraestrutura sucateada da Venezuela, o que poderia, a longo prazo, inundar o mercado e baixar os preços.

  • Opep+: O cartel de países produtores monitora a situação de perto, mas, por ora, manteve a produção estável, o que ajuda a sustentar os preços atuais.

Reflexo no Bolso:

Para o Brasil, a instabilidade no preço do barril e as possíveis variações no dólar decorrentes da crise regional são pontos de atenção para a Petrobras e para o mercado de combustíveis, que podem sofrer pressões de reajuste caso o cenário de alta se consolide nos próximos dias.

Via: CNN Brasil

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.