Imagem: Assessoria de Imprensa
Na Semana nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla celebrada no período de 21 a 28 de agosto, com o tema “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!”, a Escola Elenice Correia APAE de Guaraniaçu, adere ao manifesto juntamente com as APAEs do Paraná e repúdio, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7796), proposta pela Associação Brasileira de Síndrome de Down (ABSD) no Supremo Tribunal Federal (STF).
As manifestações incluem passeatas, carreatas e panfletagens em diversas cidades do estado, com o objetivo de alertar a sociedade e pressionar os parlamentares para que votem contra a ação.
Em Guaraniaçu, professores, alunos, representantes políticos e da sociedade civil organizada, realizam o movimento na tarde desta quarta-feira (27), na Avenida Souza Naves, centro da cidade.
A ADI 7796, que tramita no Supremo Tribunal Federal questiona a constitucionalidade de leis estaduais que garantem o financiamento das escolas de educação especial mantidas por associações como as Apaes, podendo inviabilizar o funcionamento dessas instituições.
Segundo a diretora da Apae de Guaraniaçu, Maricleia Gemelli, o objetivo da manifestação é chamar a atenção da sociedade e do poder público para os impactos da ADI, especialmente no Paraná. “Hoje, a Apae atende 110 alunos de Guaraniaçu e Diamante do Sul devidamente matriculados na instituição. A ação quer obrigar a matrícula de todos os alunos com deficiência exclusivamente na rede regular de ensino, mas acreditamos que inclusão real é permitir que as famílias escolham onde seus filhos aprendem melhor”.
Representando a classe política do município estiveram no evento, o Vice-Prefeito, Carlos Roberto Ferreira “Carlão do Guaporé” (PSB), os vereadores Daniel Magalhães “Daniel do Foto” (MDB), Valtair França (PODE) e Frederico Thomé (PODE).
Via: Assessoria de Imprensa
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.